Milena Cristo

Princesa dos Campos Gerais e seus 198 anos por Mabel Canto

setembro 14, 2021 - Publicado por milena

 

Princesa dos Campos Gerais e seus 198 anos

por Mabel Canto

 

 

 

Olá queridas leitoras!

Não posso deixar de tratar na coluna desta semana sobre o aniversário da Princesa dos Campos Gerais, nossa querida cidade de Ponta Grossa, que neste dia 15 de setembro completa 198 anos.

Ponta Grossa é a minha cidade do coração, meus filhos nasceram aqui, foi aqui que construí toda a minha vida e que me tornou sua primeira representante mulher da história na Assembleia Legislativa. Por isto, tento retribuir com todo o meu trabalho como deputada, mas principalmente como cidadã. E falando em história, quero aqui homenagear as mulheres que contribuem para o desenvolvimento de nossa cidade. São mulheres tidas como comuns, mas que com seu trabalho fazem toda a diferença.

Quero começar homenageando às Marias, que cuidam dos filhos com muito amor, zelam e protegem os futuros cidadãos da nossa cidade, ensinando a eles valores importantes para construir uma cidade melhor para a geração do presente e também do futuro. Também destacar o trabalho das Claudias. Mulheres que defendem outras mulheres, seja através das forças de segurança ou no trabalho psicológico e social. São elas que encorajam mulheres a sair de um ciclo de violência e a mudar de vida, mostrando que elas são importantes e que receberão os cuidados necessários para se colocarem em primeiro lugar. Temos aqui também as Vanis, que com sua dedicação e carinho têm estendido a mão ao próximo. Cuidam de pessoas em vulnerabilidade, mostrando que a mulher pontagrossense é solidária e dona de um grande coração.

As Sonias, profissionais da educação que, diariamente, e mesmo com dificuldades estruturais, ensinam e abrem a mente de nossas crianças e adolescentes para o saber e os fazem imaginar e sonhar com o futuro. As Christianes, mulheres que cuidam da saúde da nossa população. Estão nas unidades de saúde, nos hospitais e clínicas, salvando vidas e dando a assistência adequada para cada caso de saúde.

As Reginas, servidoras públicas, que atendem à população em inúmeros setores com eficiência e moralidade, dentro dos parâmetros da lei, mas sem esquecer que ali se trata de um ser humano.

As Joces, que defendem e lutam por nossa população na política, um ambiente difícil, burocrático, as vezes sujo e até violento para as mulheres, mas que representam com orgulho a sua cidade. Às Suelens, que com sua abençoada espiritualidade levam a palavra de Deus e que estendem as mãos para todos, dando força e incentivo. As Priscilas, que com sua imagem e voz levam entretenimento e bem estar para quem está do outro lado da telinha e fazem a vida mais leve e divertida. Por fim, as Anas, que empreendem e geram empregos e contribuem para uma cidade mais prospera e desenvolvida. As pontagrossenses nascidas ou de coração tem em comum o espirito guerreiro, lutam todos os dias por uma vida melhor para suas famílias e contribuem para o bem estar de todos da nossa cidade.

A nossa homenagem e parabéns a essas mulheres que fazem de Ponta Grossa um lugar melhor para se viver!

 

 

 

 

128298875_2484224975213643_7114288395746604476_n

 

 

 

Matéria assinada por Mabel Canto, deputada estadual, radialista, advogada.

Mãe da Milena e do Lucca, esposa de Thalmy Pedroso. 

Siga @mabelcanto @garagemmulher