Milena Cristo

Mabel Canto: A percepção de 7 mulheres sobre a pandemia da Covid-19

março 29, 2021 - Publicado por milena

 

 

Olá queridas leitoras!

Ficamos alguns dias em lockdown no município de Ponta Grossa. Uma medida dura e que tem um impacto social, econômico e também mental em todos. Sabemos da necessidade da medida devido ao colapso no setor da saúde em nosso município e aguardamos agora os resultados positivos e negativos do feito.

Do ponto de vista positivo da medida, esperamos que o contágio do vírus tenha diminuído e também o número de internações e óbitos. Entretanto, sabemos que o impacto na economia é muito grande, afinal com as portas fechadas, empresários e comerciantes deixam de vender, o lucro cai e o desemprego aumenta.

O isolamento social também traz um grande dano mental e psicológico a todos. O que dirá de nós mulheres, que normalmente já acumulamos funções e, agora na pandemia, além desse acúmulo, temos que nos esmerar em cumprir com essas funções ao mesmo tempo e em um mesmo lugar.
Esse é o caso de nós que estamos em casa trabalhando de maneira remota, cuidando dos filhos e das atividades domésticas da casa. Não tem sido fácil para nenhuma de nós!

A pandemia tem nos deixado cansadas e sei que, às vezes, deve faltar motivação até para levantar da cama pela manhã. Acredite, não é diferente comigo. Já me permiti surtar algumas vezes e está tudo bem. O convívio social é algo muito importante em nossas vidas, seja nas relações sociais de amizade, quanto nas relações de trabalho. Eu, em especial, devido a atividade parlamentar, fui muito afetada com o isolamento. Minha função como deputada exige comunicação diária com a população, ouvindo suas demandas, visitando os municípios, interagindo diretamente com as pessoas.

Assim como o meu setor, outros sofreram um impacto muito grande. E todas tivemos que nos reinventar e nos adaptar ao novo normal. E foi pensando em cada setor, em cada mulher e família afetadas, que reunimos relatos de mulheres de nossa cidade em um livro:

“Inspiração e Superação: A percepção de 7 mulheres sobre a pandemia da Covid-19 em 7 setores de atuação”. No livro, sete mulheres relatam os impactos da pandemia nos setores do desenvolvimento humano, na educação, no entretenimento, no comércio, na igreja, na política e na família.

screenshot_20210329-203027101_1

O olhar da mulher sobre diferentes cenários, mas que tem em comum a superação, a força e a coragem para enfrentar este momento. As autoras Elaine Thais Correia, Érika Zanoni Fagundes Cunha, Dayane Cristina de Lima (Creide), Suelen Braido, Flávia Barrichello, Ana Glinski, além de mim, esmeraram-se em mostrar a realidade deste momento, as adaptações que foram necessárias e que acima de tudo somos muito fortes, inclusive durante uma pandemia.

Por isto, te convido a conhecer essas histórias e se inspirar! Adquira seu livro, empodere-se e ainda apoie mulheres com esse trabalho. Tenho certeza que você vai se identificar.
O livro está sendo vendido pelo site www.garagemmulher.com no custo de R$30,00 e toda a sua renda será revertida para o trabalho da Associação Garagem Mulher, que apoia mulheres em vulnerabilidade da nossa região.

fb_img_1617060652400
Nos vemos nos próximos dias e não esqueçam, juntas e unidas somos mais fortes!

fb_img_1615772104628

*Matéria assinada por Mabel Canto, deputada estadual, radialista, advogada.

Mãe de Milena e do Lucca, esposa de Thalmy Pedroso. 

Siga @mabelcanto @garagemmulher