Milena Cristo

Colégio Sepam incentiva protagonismo estudantil com “Líder em Mim”

junho 29, 2021 - Publicado por milena

 

Colégio Sepam incentiva protagonismo estudantil com “Líder em Mim” 

 Um dos projetos desenvolvido com os alunos no ‘Líder em Mim’ é o ‘Brasil sem Frestas’, que visa arrecadar caixas de leite para revestir casas que se encontram em situações precárias

image-2

Desde janeiro, o Colégio Pontagrossense Sepam desenvolve o “Líder em Mim”, programa de educação socioemocional focado em promover a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes. As atividades contemplam as turmas do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) do Colégio, atingindo alunos de 6 a 14 anos de idade. Os estudantes participam de dinâmicas que desenvolvem a autoestima e autoconhecimento para que se tornem protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade.

A professora de Geografia, Josecler Rocha, observa que os alunos já conseguem expressar melhor seus sentimentos. “Anteriormente, eles não se abriam muito, mas agora conseguem falar com mais desenvoltura sobre seus sentimentos. Já trabalhei com eles dinâmicas sobre zona de coragem e zona de conforto. É bacana observar essa mudança de comportamento, com mais socialização e interação entre os colegas”, pontua a professora.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Sepam, Giselle Gehlen, os jovens passaram a refletir mais sobre suas atitudes e são mais propositivos. “Os alunos do 9º ano, por exemplo, estão mais seguros com relação à tomada de decisões porque o material do programa trabalha esse conceito adaptado à realidade deles”, comenta. 

Outra iniciativa está nas turmas de 1º ano. Alunos e professores estão arrecadando caixas de leite longa vida para serem destinados ao projeto Brasil sem Frestas, que utiliza o material para revestir as casas de pessoas que vivem em regiões precárias. A professora, Rebeka Luz, conta que a ideia da arrecadação das caixas partiu dos alunos durante atividades de reciclagem realizadas em sala de aula.  “Fui questionada sobre a possibilidade de reaproveitar as caixas de leite. Então, conversei com as outras professoras do 1º ano, nós procuramos a coordenadora do projeto para entender como funcionava essa iniciativa e propusemos para os alunos, que adoraram. Eles raciocinaram que a atitude estaria relacionada com o hábito 4 do Líder em Mim: ganha x ganha”, explica.

Atualmente, a turma arrecada e prepara o material. “Estamos ensinando as crianças a limparem e cortarem as caixas corretamente para que elas possam também ensinar os familiares. A expectativa é que até o fim do ano nós consigamos ajudar algumas famílias com as placas de revestimento, que são criadas com o reaproveitamento dessas caixas”, explica a professora.

 Ações envolvendo reciclagem, separação dos resíduos sólidos, organização e limpeza de ambientes também foram observadas pelos alunos do 5º ano, que têm contato com o conteúdo na disciplina de Ciências. Na ocasião, os estudantes propuseram soluções para trabalhar os conceitos no Colégio e auxiliar na ambientação harmônica e agradável da instituição, colocando em prática o que estão estudando em sala de aula.

“O ‘Líder em Mim” incentiva os alunos a refletirem sobre as questões sociais e a interagirem consigo mesmo e com os outros estudantes sobre como solucionar alguns problemas. Se antes existia algum trabalho que tinha muita competitividade, hoje eles conseguem colocar em prática o ganha – ganha, a proatividade, a sinergia, que são alguns dos 7 hábitos do programa,  incentivando-os a criar ações para que todos os envolvidos saiam ganhando. Dentro do Líder em Mim há atividades que desenvolvem a cooperação entre os estudantes e, com isso, eles refletem sobre o que precisam melhorar para colaborar com o próximo”, explica Giselle.

 O “Líder em Mim” 

 O programa ‘Líder em Mim’ foi criado nos Estados Unidos, baseado em estudos de doutorado de Stephen R. Covey, autor do livro best seller “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, e adaptado à realidade brasileira para escolas do nível básico.

Sobre o Colégio Sepam 

 Fundado em 1939, na cidade de Ponta Grossa (PR), pelos professores Roberto Emílio Mongruel e Altair de Oliveira Mongruel, o Sepam é uma instituição de ensino particular de nível infantil, fundamental, médio e pré-vestibular. Possui duas unidades em operação, sendo a segunda na cidade de Castro (PR), inaugurada em 1993.  Com perfil arrojado e inovador, o Colégio Sepam implantou, em 2015, o programa de ensino médio internacional – o High School -, por meio de um convênio com a Universidade de Missouri (Estados Unidos). Na unidade Sepam Vestibulares, a Instituição completa 40 anos de atuação no segmento de pré-vestibular, consolidado como um dos líderes em aprovações do Paraná, com mais de 10 mil aprovações em destacadas universidades brasileiras. O Colégio Sepam tem como linha filosófica a formação humanista de seus alunos e possui professores bilíngues com formação em diferentes áreas da licenciatura. Mais informações: sepam.com.brfacebook.com/sepamcolegio e @sepamcolegio (Instagram).