Milena Cristo

11/10 – Dia Mundial da Prevenção à Obesidade​: brasileiros de 31 a 40 anos representam a maior parcela de pessoas com excesso de peso

outubro 11, 2021 - Publicado por milena

A obesidade é um problema sério na sociedade mundial atual, não por estereótipos e padrões de beleza, mas sim por qualidade de vida e doenças associadas. De acordo com o último censo divulgado pelo IBGE, da PNS 2019, seis em cada dez brasileiros estão com excesso de peso, enquanto há 18 anos, este número era de quatro a cada dez pessoas.

 

330b2648-81ff-4b14-bc9d-7a9bb872f012

 

 

De acordo com a nutricionista Amanda Giovannetti, o cuidado coordenado entre os médicos de família e a equipe de nutricionistas é fundamental para prevenir em primeiro lugar, mas também tratar quadros de obesidade e de doenças associadas. “A obesidade é uma questão de saúde cada vez mais relevante no Brasil e no mundo. Vemos sua prevalência aumentando ano após ano, inclusive entre os mais jovens. Ao mesmo tempo, observamos a piora dos hábitos alimentares da população e a adoção de uma rotina cada vez menos ativa. E esses fatores têm forte relação com desenvolvimento de doenças crônicas e piora da qualidade de vida”, explica a profissional.

 

a7e4cee0-5694-486d-bc60-3aedcf7acd3f

 

Confira os 5 hábitos para manter uma vida mais saudável e fazer a prevenção contra a obesidade:

1. Evitar o consumo de produtos ultraprocessados, como refrigerante, salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, etc.
2. Basear suas refeições em alimentos in natura ou minimamente processados como legumes, verduras, frutas, cereais, leguminosas, etc.
3. Planejar sua rotina para dedicar à alimentação o tempo e o espaço que ela merece, isso envolve desde a compra até o momento da refeição.
4. Comer com regularidade, atenção e em ambientes apropriados.
5. Buscar uma rotina ativa através de exercícios físicos que sejam agradáveis e prazerosos para você, assim fica muito mais fácil mantê-los em uma frequência adequada.